COMO É FEITO O TRATAMENTO DE ÁGUA PARA TORNÁ-LA POTÁVEL

Tratamento de água promove a remoção de impurezas e oferece segurança para o consumo humano. 

Para que essa água possa chegar à população existem processos específicos que são realizados pela Estação de Tratamento de Água (ETA).

Tratamento de Água: Entenda como funciona uma ETA

A ETA é o espaço dedicado a realizar os processos que tratam a água. As instalações e equipamentos  são preparados para oferecer a água em conformidade com as leis vigentes.

Em média, são nove procedimentos entre a coleta da água e a distribuição. Essas ações são importantes porque o líquido in natura possui agentes contaminantes como bactérias.

Captação da água

A primeira etapa é retirar a água de uma represa/rio e encaminhá-la para o tratamento. Para que apenas a água seja coletada, usa-se uma grade, que inibe a passagem de animais, folhas, rejeitos etc.

Coagulação

Nessa fase, toda a sujeira se junta por meio do uso de Hidróxido de cálcio com Sulfato de alumínio.

Floculação

Com uma técnica de agitar a água lentamente por meio de floculadores, toda sujidade transforma-se em flocos ao ter contato com uma solução alcalina, entre outras técnicas .

Decantação

Depois da floculação, a água e os flocos de sujeiras vão para o decantador em que permanecem por 90 minutos, em média.

Esse tempo é o suficiente para que os flocos possam ir para o fundo e passam a aparentar um lodo.

Para que seja possível reduzir o volume de lodo químico, físico ou biológico, recomenda-se o uso de Adensadores.

Filtração

É nesse momento que apenas a água continua o tratamento. O lodo gerado na etapa anterior pode se reaproveitado em rede de esgoto e como adubo, após análise técnica.

Os filtros são posicionados verticalmente e a água tem contato com carvão, areia, entre outros elementos que são utilizados para deixá-la sem nenhum tipo de sujeira.

Cloração

Por meio de um canal, a água recebe cloro, que é responsável por tirar qualquer tipo de contaminante.

Fluoretação

O Flúor tem como objetivo o mesmo que muitas pessoas conhece: o de contribuir com a prevenção de cáries na população.

Reservação

Quando o tratamento é finalizado, o reservatório armazena a água potável, que passa a ser distribuída à população por meio de adutoras.

Distribuição

A logística da ETA realiza um monitoramento em tempo real para que toda a área coberta por sua distribuição receba a adequada quantidade de água por dia.

Para quem acredita que essa distribuição atinge a todo o país, infelizmente, dados divulgados apontam que um parcela significativa da população brasileira sofre com a falta de água tratada, aproximadamente 16{cac0a516617ec91e7e251341227d9c416ca1c0d4d9d78f88891f31765a732c54} não recebem água tratada em casa.

Dados sobre o Tratamento de água no Brasil

Segundo as informações divulgadas pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento(SNIS), há desigualdades visíveis entre os estados brasileiros em que 34 milhões de pessoas, aproximadamente, não têm acesso a água potável.

tratamento de água no brasil

*Informações divulgadas em fevereiro de 2018 relacionadas ao ano de 2016

Os investimentos em água de qualidade precisam ser ampliados para que seja possível oferecer um direito de todos em ter a bebida de qualidade. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp WhatsApp