-->

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA INDUSTRIAL

E.T.A 100.0 m³/h – TOTALMENTE AUTOMÁTICO

As estações de tratamento de água, que podem ser abertas atuando por gravidade, ou fechadas atuando com vaso de pressão, são sistemas tipo físico-químico projetadas para clarificar água bruta de preferência de procedência superficial, por exemplo rios, lagoas e represas.

Ambos os tipos de ETA utilizam os mesmos tipos de operações unitárias para obter uma água com padrão de potabilidade.

As etapas de tratamento são as seguintes, inicialmente a água bruta passa por um gradeamento primário, logo após, passa por uma mistura rápida dos produtos químicos com a água bruta no misturador hidráulico e em calhas parshall.

Para eliminar as partículas coloidais, se utilizam os processos de coagulação e floculação. A coagulação tem como objetivo desestabilizar as partículas em suspensão, já a floculação favorece aglomeração das partículas desestabilizadas, formando flocos que podem ser facilmente retirados da água pelos procedimentos de decantação e filtração.

Removida a cor e a turbidez, se faz necessário ajustar o pH e desinfetar a água, mantendo uma concentração mínima de cloro livre de 0,2 ppm/litro.

Em alguns casos, pela presença de ferro dissolvido, é necessário reduzir a concentração de ferro mediante uma oxigenação forte, mediante aeração natural ou oxigenação química.

OUTROS SISTEMAS RELACIONADOS

X

NOSSOS CLIENTES