ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA

Estação de tratamento de água – tipo atmosférica

Uma estação de tratamento de água tipo atmosférica visa remover principalmente a cor, odor, turbidez, matéria orgânica e gosto da água bruta. A estação  de tratamento de água tipo atmosférica é composta por uma unidade de dosagem de produtos químicos, câmara de floculação, câmara de decantação e câmara de filtração.

A dosagem química tem a seguinte função: coagulante: neutralizar a carga eletronegativa das (coloides) presentes na água e formar precipitado; Alcalinizante: corrigir o pH para este atingir o valor ideal durante a floculação; oxidante: inibir o desenvolvimento microbiano e promover a “oxidação” de compostos a base de ferro e nitrogênio; Floculante: auxiliar na formação do precipitado e aumentar o peso dos flocos, ajudando assim na decantação.

A câmara de floculação tem a finalidade de aglomerar as partículas desestabilizadas de matéria coloidal resultante da reação química do agente de coagulação e outros produtos químicos auxiliares com o auxílio de um floculador mecânico instalado na mesma.

A câmara de decantação é projetada para propiciar condições adequadas a sedimentação e decantação das partículas coaguladas formadas no floculador, a câmara de decantação é do tipo alta taxa onde a água flui através dos módulos tubulares, sendo o clarificado coletado por tubos coletores que posteriormente seguem para a câmara de filtração. Os particulados retidos nos módulos tubulares sedimentam e decantam, acumulando nos cones de decantação, onde o lodo decantado é periodicamente descartado.

A câmara de filtração tem por finalidade filtrar a água que vem da câmara de decantação. Esta filtração ocorre por gravidade através da passagem da água decantada pelo leito filtrante, em fluxo descendente, onde particulados em suspensão são retidos na superfície do leito filtrante. À medida que a superfície do leito filtrante acumula as partículas em suspensão, a perda de carga aumenta, elevando o nível de água na câmara de filtração indicando a necessidade de realizar uma retrolavagem no filtro. A retrolavagem das câmaras de filtração ocorre com a reversão da passagem da água tratada, em fluxo ascendente, arrastando e removendo o particulado em suspensão retido na superfície do leito filtrante.

Estação de tratamento de Água tipo Atmosférica:  Fabricadas normalmente em concreto armado, alvenaria estruturada ou aço carbono com revestimento anticorrosivo.

As estações de tratamento de água tipo atmosféricas, fabricadas pela Filtrando, podem ser abertas atuando por gravidade, ou fechadas atuando com vasos de pressão, são sistemas, tipo físico-químico projetadas para clarificar água bruta de preferência de procedência superficial, por exemplo, rios, lagoas e represas.

Ambas as categorias de Estação de Tratamento de Água utilizam os mesmos tipos de operações unitárias para obter uma água com padrão de potabilidade. As etapas de tratamento são as seguintes: inicialmente a água bruta passa por um gradeamento primário, logo após, passa por uma mistura rápida dos produtos químicos com a água bruta no misturador hidráulico e em Calhas Parshall. 

A maior vantagem das estações de tratamento de  água tipo atmosférica  é a visualização direta das características da água em cada etapa do tratamento.

 

APLICAÇÃO:

  • Cidades
  • Condomínios verticais e horizontais.
  • Clubes de recreação
  • Faculdades
  • Centros comerciais
  • Industrias, em geral

OUTROS SISTEMAS RELACIONADOS

X

NOSSOS CLIENTES