SISTEMA DE DESMINERALIZAÇÃO POR OSMOSE REVERSA

A Osmose Reversa é um processo no qual a água é forçada a passar sobre pressão por membranas semi-permeáveis (tipo filtro molecular com poros de filtração que medem de 10-6 a 10-7 mm), removendo a maioria dos contaminantes da água.

É necessário um pré-tratamento de eliminação de matéria orgânica, sólidos sedimentáveis, contaminação microbiológica a fim de não encarecer o custo da planta de osmose com equipamentos periféricos além de aumentar o seu custo operacional. O sistema de bombeamento de baixa pressão para recalque do permeado é opcional.

A OR apresenta alguns opcionais nos diferentes tipos de monitoramento e controle, como manutenções periódicas, CIP e enxágüe com permeado, sendo esse último de grande importância para conservação de membranas livres das contaminações bacteriológicas.
Recebe uma dosagem de anti -incrustantes e/ou dispersantes evitando que os sais pouco solúveis se precipitem sobre superfície das membranas.

Na etapa de filtração serão eliminadas as partículas em suspensão que irão depositar-se sobre a superfície das membranas e reduzir a sua área efetiva, de forma gradativa diminuindo a vazão de água tratada, até o seu total entupimento. Nesse estágio, a cadeia de filtração ideal é de 25 e 5m que fazem parte do escopo de fornecimento da planta de Osmose

WhatsApp WhatsApp