produtos
As Resinas de troca iônica são produtos sintéticos que colocados na água, poderão liberar íons sódio ou hidrogênio (resinas catiônicas), ou hidroxila (resinas aniônicas) capitando desta mesma água, respectivamente, cátions e ânions responsáveis por seu teor de sólidos dissolvidos e indesejáveis a muitos processos industriais.
As resinas trocadoras têm sua capacidade de troca limitada (ciclo ou campanha), isso ocorre quando os íons trocadores acabam, momento em que as resinas devem ser regeneradas.
A regeneração consiste em passar pela resina catiônica uma solução regenerante ácida e pela resina aniônica uma solução regenerante alcalina, renovando o radical das resinas , com isso os ânions e cátions serão eliminados pelo dreno.
A continuação das colunas catiônicas e aniônicas (assim como também após uma unidade de osmose reversa), pode-se instalar uma coluna polidora chamada de leito misto, que consiste em uma coluna com resinas catiônicas e aniônicas intimamente misturadas, o que produz um infinito conjunto de cadeias cátions / ânions em série, produzindo uma água de extrema qualidade de até < 0,1 µS/cm (água ultra pura).
Em qualquer tipo de desmineralização, deverá ser instalada uma unidade de pré- tratamento da água, retirando os sólidos totais, matéria orgânica, cloro livre, etc., com a finalidade de proteger as resinas de troca iônica.