ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA
E.T.A 100.0 m³/h – TOTALMENTE AUTOMÁTICO
As estações de tratamento de água automáticas, que podem ser abertas atuando por gravidade, ou fechadas atuando com vaso de pressão, são sistemas, tipo físico-químico projetadas para clarificar água bruta de preferência de procedência superficial, por exemplo, rios, lagoas e represas.
Ambas categorias de Estações de Tratamento de Água utilizam os mesmos tipos de operações unitárias para obter uma água com padrão de potabilidade.
As etapas de tratamento são as seguintes, inicialmente a água bruta passa por um gradeamento primário, logo após, passa por uma mistura rápida dos produtos químicos com a água bruta no misturador hidráulico e em calhas parshall.
Para eliminar as partículas coloidais, se utilizam os processos de coagulação e floculação. A coagulação visa desestabilizar as partículas em suspensão, já a floculação favorece aglomeração das partículas desestabilizadas, formando flocos que podem ser facilmente retirados da água pelos procedimentos de decantação e filtração.
Removida a cor e a turbidez, se faz necessário ajustar o pH e desinfetar a água, mantendo uma concentração mínima de cloro livre de 0,2 ppm/litro.
Em alguns casos, pela presença de ferro dissolvido, é necessário reduzir a concentração de ferro mediante uma oxigenação forte, mediante aeração natural ou oxigenação química.
Industrial