Segregação de Lodo este processo consiste em retirar o excesso de água que pode retornar a câmara de coagulação / floculação já que contém elevada concentração de produtos químicos coagulantes.
Pode ser também reutilizada em algumas aplicações utilitárias ou ser descartada em corpo receptor, o que permite reduzir o volume de lodo final para posterior desidratação, secagem térmica ou destinação final com menor custo de transporte por redução considerável do volume do lodo original.
Vantagens:
- Redução de espaço.
- Redução do lodo tratado nas unidades de desidratação.
- Redução de custo em armazenagem.
- Redução no consumo de energia.
- Redução no custo de transporte e descarte.
Etapas do Processo
- Entrada de Água: A água bruta chega ao tanque de equalização ou elevatória sendo recalcada por bombas que a enviam para reservatórios.
- Reservatórios: Os reservatórios funcionam como decantadores ou sedimentadores primários auxiliando o processo de sedimentação dos sólidos existentes no lodo original. Após passar pelos reservatórios a água é enviada a vários Adensadores, onde o lodo é sedimentado lentamente. A água clarificada retorna ao sistema físico-químico ou ecológico por ter elevada concentração de poluentes químicos, ou flocos ecológicos.
- Adensador de Lodo: O Adensador de Lodo permite uma maior concentração de lodo. Após o tempo de detenção adequado, ocorre a compactação dos sólidos suspensos pela ação da gravidade e peso líquido no fundo do adensador com formato cônico. O nível de água eleva-se no equipamento até chegar ao seu nível máximo. Conforme o aumento do nível, a água fica mais separada dos sólidos e clarificada. Chegando as placas vertedoras, o fluxo de água clarificada segue em
direção ao bocal de saída retornando aos sistemas de tratamento.
- Unidade de Desidratação de Lodo: O lodo acumulado no fundo do adensador é drenado e enviado a outros equipamentos para uma maior redução de volume.
Aplicações:
- Estações de tratamento de água.
- Estações de tratamento de esgoto sanitário.
- Estações de tratamento de efluentes físico-químico.
- Sistemas de segregação de Lodo.
- Estocagem de Lodos urbanos e industriais.