DESMINERALIZAÇÃO DE ÁGUA

Sistema de Desmineralização por Osmose Reversa

O sistema de Desmineralização por Osmose Reversa é um processo no qual a água é forçada a passar sobre pressão por membranas semipermeáveis (tipo filtro molecular com poros de filtração que medem de 10-6 a 10-7 mm), removendo a maioria dos contaminantes da água.

É necessário um pré-tratamento de eliminação de matéria orgânica, sólidos sedimentáveis, contaminação microbiológica de modo a não encarecer o custo da planta de osmose reversa com equipamentos periféricos além de aumentar o seu custo operacional. O sistema de bombeamento de baixa pressão para recalque do permeado é opcional.

O sistema de Desmineralização por Osmose Reversa apresenta alguns opcionais nas diferentes categorias de monitoramento e controle, como manutenções periódicas, CIP e enxágue com permeado, sendo esse último de grande importância para conservação de membranas livres das contaminações bacteriológicas. Recebe uma dosagem de anti-incrustantes e/ou dispersantes evitando que os sais pouco solúveis se precipitem sobre superfície das membranas.

Na etapa de filtração serão eliminadas as partículas em suspensão que irão depositar-se sobre a superfície das membranas e reduzir a sua área efetiva, gradativamente diminuindo a vazão de água tratada, até o seu total entupimento. Nesse estágio, o sistema de filtração complementar ao sistema do pré-tratamento (quando necessário em função da qualidade da água de entrada), é composto por filtros de cartucho já incluso no skid da máquina, com capacidade de filtração de 5 a 25 micras, sendo esta, à última barreira física da água antes das membranas.

O sistema de pré-tratamento será definido em função da qualidade da água de entrada, principalmente do SDI, que também podem fazer parte do escopo de fornecimento, podendo ser composto por:

    • Filtro de areia/antracito ou filtro multimídia, ou, por ultrafiltração.
    • Filtro de carvão para remoção do cloro.

Principais fatores para o dimensionamento de uma Osmose Reversa:

– Análise de água a ser tratada.

– Aplicação da água tratada.

– Vazão do sistema de implantação.

– Qualidade da água de entrada (SDI < 3 (ideal)

– Qualidade do permeado necessário

– Vazão de permeado

APLICAÇÃO

  • Indústrias químicas
  • Indústrias petroquímicas
  • Indústrias farmacêuticas
  • Indústrias têxteis
  • Indústrias, lavanderias e tinturarias industriais.
  • Indústrias alimentícias
  • Indústria de papel e celulose
  • Laboratórios e hospitais, etc.

OUTROS SISTEMAS RELACIONADOS

X

NOSSOS CLIENTES